Transforme seu mundo


O desejo de mudança faz parte da natureza humana. Entretanto, os artifícios utilizados para o processo de transformação variam, conforme a força de vontade.


Há os que querem revolucionar positivamente a própria vida. Mas não têm motivação suficiente: apenas veem o mundo idealizado por eles através da lente de contato, que converte visualizações opacas em imagens aparentemente reais.

Mas existem aqueles cujo desejo não é o limite. Em vez de usarem lentes, preferem ver a sua realidade cruamente, para transformá-la. Afinal, somente aquilo que se conhece verdadeiramente, pode ser alterado.

Na verdade, os “usuários de lentes” são irrequietos. Raramente estabelecem metas. E quando o fazem são impacientes: desconsideram que os projetos são executados não apenas em curto prazo, mas também em médio e longo.

Já os que têm os olhos desnudos são mais comedidos. Sabem estipular metas, trabalhar por elas e esperar pela sua execução.

Quem usa lentes, mascara os fatos: vê uma realidade e vive outra. Por isso, está mais suscetível a tropeços. Já quem enxerga a realidade como ela é, caminha seguro, sem medo, desviando-se dos percalços. (Texto de Valdeir Almeida)

Texto repercutido do post Óticas Olho Vivo – Reclame.

Imagem: stock.xchng

17 comentários:

  1. Creio que a lente dá o tom que se deseja e não aquele que deveria ser. Precisamos mudar, mas com a segurança da realidade.

    ResponderExcluir
  2. Nossos olhos mudam nosso mundo, consequentemente mudamos o mundo de quem vive a nossa volta.

    ResponderExcluir
  3. Nem toda mudança é positiva. Muitas vezes achamos estar revolucionando nossa vida e estamos sim entrando por uma outra estrada que não nos levará a lugar algum.

    As ilusões são muitas, a razão é para poucos.

    Abraços do Gaúcho.

    ResponderExcluir
  4. Valdeir
    Transformar o mundo hoje é meio complicado, mas temos que fazer a nosa parte e assim o mundo vai andando bem.
    Com carinho sua amiga Monica

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Valdeir,

    eu estou numa fase de revolução na minha vida... vou aproveitar o que há de positivo e tentar esquecer o menos bom... mas tenho a certeza que sairei dela (da revolução) uma mulher mais forte!
    Espero que esteja tudo bem contigo.
    Um beijo e saudades de ti.

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo Valdeir
    Ainda acho que só iremos mudar o mundo, quando formos capazes de mudar a nós mesmos. Aproveito para agradecer a sua visita ao Saiba História.
    Um fraternal abraço!

    ResponderExcluir
  7. Não vale a pena atemorizarmo-nos nem relativizar as coisas!
    Elas são como são e assim devem ser enfrentadas!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Valdeir!


    É impressionante a quantidade de pessoas que se escondem atrás de lentes de contato!
    Mas o problema é que essas lentes não são para melhorar a visão, e sim, ofuscar a realidade de suas vidas...
    Acredito que para se mudar uma realidade, é preciso antes reconhecer o território onde se pisa, e se a pessoa não o vê, aí fica difícil! (Impossível, seria o termo correto, é que hoje estou boazinha! rsrsrs)
    Quem nunca se escondeu em seu quarto para ficar longe de problemas?
    O fato é que cada um tem o seu tempo; uns precisam de dias, outros, meses...
    Só sei de uma coisa: que para transformar o meu mundo, basta eu mesma e uma vontade grande para essa transformação!

    Excelente texto, querido, como sempre!
    (Acabei de me lembrar da mosquinha Camos! Não me pergunte o porquê pois não sei!...rsrsrs Aliás, adoro seus textos naquela linha reflexiva e misteriosa!...)


    Beijo grande da Mary pra você! :)

    ResponderExcluir
  9. Os fracos precisam de escudos e quem somos nós para estipular a lente certa? Talvez seja a nossa lente a errada. Pelo sim, pelo não, sempre opto pelas lentes rosas! Beijus,

    ResponderExcluir
  10. É gratificante abrir uma página de um Blog e perceber um olhar irrequieto. Este que busca e transmite é o verdadeiro transformador de opiniões. Posso mudar, quem sabe?...rsrsrs

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Valdeir
    Força de vontade tem que ser importante nas nossas mudanças do dia a dia.
    Tenha um bom fim de semana também.
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  12. Penso que somos um pouco de cada um dos exemplos aqui citados. Precisamos passar por várias fases para assim nos aperfeiçoarmos. Só depois de algum tempo percebemos que a transformação do mundo começa dentro de si mesmo. Mudar é um desejo nato do ser humano, pois Deus só deu o início, nos criou incompletos para que pudéssemos nos moldar conforme o nosso próprio gosto. Que bom, pois somos construtores do nosso próprio mundo. Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Sábio post! Deste não vou me esquecer enquanto a memória deixe!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pela visita no meu blog!
    Vim conferir seu espaço e gostei muito!
    Sigo te lendo!
    Bom começo de semana!

    ResponderExcluir
  15. O importante é sempre saber ver a realidade, contudo, manter os sonhos de forma que eles possam se tornar uma meta. Todo mundo é formado de sonhos e realidades, quem define apenas a proporção somos nós mesmos. Contudo, é preciso lembrar que como você disse, é preciso saber enxergar a realidade para poder lutar por algo real, por algo que existe realmente. O mais importante é não desistir.

    Um grande abraço!
    Com carinho.

    ResponderExcluir
  16. Transformar o mundo hoje, é complicado, precisamos de força e vontade,coragem, e isso hoje em dia falta muito. Não desistir é ainda a melhor solução, e tentar sempre é a esperança de uma mudança. Um abraço e ótima semana!

    ResponderExcluir