O Diálogo do Silêncio
A articulação dos pensamentos é quase sempre gráfica, verbal. Por isso, quanto mais inteligente for o indivíduo, mais eloquente será nas suas ponderações. Entretanto, nem todos que possuem essa capacidade têm o dom de praticar o sábio silêncio.
É imprescindível saber o momento ideal para calar-se. E aprender de que forma será usado o silêncio. Um amigo de longas datas não necessita de palavras para entender o estado de espírito do outro. Dois enamorados, em determinados momentos, não precisam verbalizar seus sentimentos.
Embora o silêncio seja matéria-prima disponível democraticamente, poucos sabem lapidá-lo e utilizá-lo corretamente. Como se aprende? Praticando: deixe as palavras dormindo um pouco e vivencie a linguagem do nada a dizer. Em seguida, sinta a si mesmo, pois só pratica o silêncio quem tem o autoconhecimento verdadeiro. Por fim, esteja aberto para que outros falantes desta linguagem comuniquem-se com você.
O silêncio eloquente é fundamental para a comunicação mais profunda. Não está relacionado com a mudez nem a surdez. Pelo contrário, é um recurso de interação eficaz, quando as palavras são insuficientes para tocar as almas que dialogam. (Texto de Valdeir Almeida).
Imagem: stock.xchng
ResponderExcluirBom dia!
Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. (Lucas 11:35-37)
Que sua semana seja abençoada e de muita paz!
Deus seja contigo.
Blog Yehi Or!
www.hajalluz.blogspost.com
Sim, se todos nós soubéssemos o momento certo para falar ou calar tantas tragédias seriam evitadas...
ResponderExcluirMas, sabe, há sempre aquela palavrinha que muito estraga por não se conter...
Sabedoria é para poucos...
Grande abraço
Bom texto.
ResponderExcluirEu sou daquelas pessoas que pratico bastante a linguagem não verbal em minhas análises. O comportamento de uma pessoa diz muito sobre quem ele/ela é ou como pensa. Assim como é possível entender seu espírito pelo comportamento tambem se pode perceber o que deseja uma pessoa apenas pelo seu silêncio, ou seu jeito de olhar.
Gostei bastante!
E tanto se pode dizer em silêncio!
ResponderExcluirOlá Valdeir
ResponderExcluirMuitas vezes, as coisas mais importantes são ditas com o silêncio. Saber calar, é uma arte que poucos sabem.
Tenha uma ótima semana
Abração
Meu querido amigo blogueiro...
ResponderExcluirLindo o que comentastes no meu blog e lindo o que postastes aqui!
Tem pessoas como tu,que nasceram para chegar ao coração das pessoas com a palavra escrita...e tenho a certeza absoluta que também és maravilhoso dialogando,ouvindo e silenciando!!!!
Beijos enrrrrrrrrrrrrrmes de carinho e admiração!!!!
Valdeir,
ResponderExcluirO grande problema atual das pessoas (ou diga-se de passagem, da maioria) é que não há o pensamento antes de se fazer determinada ação ou de expressar algum sentimento e até mesmo estado emocional. As pessoas são compradas atualmente pelo seu trabalho e por diversão que as vezes se esquecem de ver um pouco dentro de si e refletir sobre tudo que está acontecendo com ele mesmo. As vezes, pensar em si mesmo é questão de inteligência, até porque quem tem o ato de pensar consegue agir de maneira mais consciente e a chance do acerto é bem maior. Então, acho que tudo se trata de uma imensa engrenagem interligada a uma pirâmide de coisas que tratamos como prioridade em nossa vida. Só falta pensar antes de fazer, a meu ver.
E, por fim, queria agradecer pelo comentário em meu blog. Fiquei muito feliz quando vi tamanha admiração e também fico extremamente contente por seguir pessoas com conteúdo. Mais um texto inteligente e sempre saio daqui com um conhecimento maior. Um grande abraço e uma ótima semana.
Prezado amigo, Valdeir
ResponderExcluirMeus parabéns pelo seu excelente texto!
Saber calar é uma arte que somente a experiência pode nos dar. Conheço uma mensagem do grande Paulo Coelho que diz:
"Existem pessoas que estão sempre falando obsessivamente sobre si mesmas, e estas nunca conseguem resolver seus problemas.
Precisamos saber calar. Existem momentos em que a melhor maneira de resolver nossas coisas é agüentando firme. Nestas horas, fica difícil até mesmo procurar um sentido espiritual para nossa vida. Este sentido existe, independente de compreendermos ou não, mas se não conseguimos vê-lo, não adianta forçar a barra.
Os hindus chamam isto de “yoga da inação”: sair de si mesmo e olhar–se como se fosse outra pessoa. Observar os próprios gestos, as preocupações, o medo.
Quando conseguimos isto, todos os falsos problemas desaparecem. Então temos tempo e calma necessários para resolver o que realmente precisamos."
Um fraternal abraço!
Aprender calar, deixar o silêncio falar... Maravilhoso!...
ResponderExcluirBelo texto.
Um abraço.
Sabe.
ResponderExcluireu tinha vontade de ser mais eloquente ou melhor mais clara naquilo que quero que os outros me compreendam.
Mas como não consigo me calo!
com carinho Monica
É mais do que uma sabedoria, é uma competência que poucos adquirem na vida!
ResponderExcluirO silêncio fala muito, assim como as poucas palavras em um texto.
ResponderExcluirTudo é uma questão de se fazer entender e esperar que o outro saiba interpretar a mensagem.
Parabéns pelo post, Valdeir!
Novamente, uma aula.
Uma luz este texto!
ResponderExcluirQuerido Valdeir,
ResponderExcluirAcredito que o silêncio fala mais que algumas palavras em desajuste...
Se uma imagem, às vezes, equivale a mil palavras, o silêncio na hora certa, equivale a um milhão!...
Interessantíssimo o que você disse sobre amigos ou apaixonados terem uma linguagem própria para o entendimento, que não se limita ao que é exposto verbalmente. (Sentimentos fluem quais rios, ninguém precisa expressá-los!)
No tocante a esta passagem sua:'O silêncio eloquente é fundamental para a comunicação mais profunda', nada acrescento!
É tão magistral, que deixo o silêncio falar... (Sem trocadilho, viu? rsrsrs)
Beijos, meu anjo!
Como sempre, um brinde a reflexão um texto seu!
Mary:)
"Falar é prata e calar é ouro"
ResponderExcluirÉ meu querido e sempre amigo. Já está quase a completar um ano que meus filhos homens, falaram o que quiseram para mim e meu marido. Desde o episódio ocorrido, não mais falei e nem os vi.
Doí e muito. Mas creio que nosso silêncio está ensinando a eles muito. Acreditamos que eles estão vivendo momentos em suas vidas, que não querem partilhar conosco, por isso a distância.
Acreditamos também que em tudo na vida tem sua hora, seu tempo exato e demarcado por Deus.
Dizer que não sofro a falta deles, seria pedir muito. Mas aguardo e jamais, quando o dia da volta chegar iremos tocar nesse assunto.
Fazer silêncio é um precioso exercício. E sabe meu querido amigo é por tudo isso que ando meio sumida. Coração tá que tá. Mãe é e sempre será um fio conector com seus filhos. E nada quebra esse fio.
Beijos de saudades, amo seus textos, sempre me tocam profundamente.
Oi meu amigo....
ResponderExcluirque texto maravilhoso e que amigos ótimos você tem por aqui.
Sempre posso aprender e confesso: fazer silêncio pra mim é muito dificil porque entro em contato com minhas ansiedades.
Mas, o mais interessante é que eu preciso do silêncio.
Obrigada querido, de coração por me recordar disso.
Um abraço carinhoso da sua amiga de Minas.
Boa tarde, Valdeir.
ResponderExcluirSaber calar é uma virtude com a qual poucos são agraciados.
Obrigado por estar sempre presente, apesar de nossa (minha e da San) ausência. Creia-me, não é por pouco caso ou de propósito. Há momentos em que muitas coisas nos assolam de uma vez e mal temos tempo - e força - para respirar. Mesmo assim, ainda que não estejamos por perto em palavras, estamos pelos laços da amizade.
E meu respeito, minha admiração e meu querer bem por você, meu amigo, não se desvanecem nem mesmo com a distância ou a ausência.
Um grande e forte abraço!
Que seu fim de semana seja de paz!
Wilson
Valdeir, o silêncio, às vezes, é uma bênção!
ResponderExcluirDesculpe a ausência, mas nunca nos esquecemos de vc.
Beijo grande e lindo fim de semana!
Como diz a Bíblia, "Até um tolo passa por sábio se manter a boca fechada".
ResponderExcluirAbraço
Obrigada por está seguindo meu blog.
ResponderExcluirSeja bem-vindo.
Beijo na alma
Saudações Poéticas1
Praticar o silêncio faz bem à mente e ao corpo. ^^
ResponderExcluir