O Significado do Ano Novo

O final de ano tem mesmo um envolvimento mágico: é uma conjunção de amor e esperança. Mas é preciso cautela: a magia pura é elemento de contos de fadas, e o amor verdadeiro – seja qual for o tipo – se conquista com tempo e confiança.

Não espere dezembro chegar para renovar as esperanças. Elas se revigoram em todos os momentos do ano, quando o trabalho nos faz galgar degrau por degrau.

Portanto, a magia das Boas Festas assemelha-se mais à euforia do que ao entusiasmo. Os eufóricos podem até encontrar por aí uma lâmpada mágica, mas deixam expirar os três pedidos com coisas desnecessárias, pois não estabelecem metas; seus desejos vivem ao léu.

Os entusiasmados, por sua vez, são mais comedidos: almejam, perseguem e conquistam seus objetivos, porque sabem quando se deve dar cada passo, e acreditam veementemente na força do trabalho.

E é justamente no trabalho que devemos nos fiar. Com ele, a sorte deixa de ser uma possibilidade para laurear uma certeza.

Viva o “espírito” do Ano Novo, confraternize, reascenda a sua fé. No entanto, não permita que o resultado inevitável seja a ilusão frustrante. Não confie no acaso, esforce-se para conquistar seus sonhos, e esforce-se AGORA. (Texto de Valdeir Almeida)

Feliz 2012 

Imagem: stock.xchng

17 comentários:

  1. Linda sua mensagem de Ano Novo, muito verdadeira, uma bela reflexão. FELIZ 2012, com entusiamos. Um abraço!
    Ivana.

    ResponderExcluir
  2. Agora... que venha aí o melhor possível dos 2012!!

    ResponderExcluir
  3. Que Post Fantástico!
    Amigo VALDEIR:

    Terminei de ler a sua reflexiva e sábia mensagem... Fiquei verdadeiramente mais esperançoso com o novo ciclo que se inicia, especialmente com a sua análise sobre o significado da euforia.
    Assim, cheios de entusiasmo vamos seguir a nossa incansável luta e perseguir até viabilizar os nossos mais nobres objetivos e ideais.
    Aproveito a oportunidade para desejar a você e a família os meus mais sinceros votos de prosperidades, saude e muita paz.
    De Coração,
    LISON COSTA.

    ResponderExcluir
  4. Superlegal saber o significado rs

    Feliz ano Novo pra você, caro amigo e colega!

    beijus!

    ResponderExcluir
  5. Pensamos igualmente, Valdeir!

    Infelizmente, muitas pessoas contam com o "milagre" do Ano Novo, como se, num passe de mágica, num simples espoucar de fogos de artifício, o Ano, que é Novo apenas simbolicamente, pudesse mudar a vida de todos sem esforço algum!
    A mágica começa e termina ali: na confraternização entre pessoas afins!
    É bom beber, comemorar, divertir-se, mas passados os tempos de êxtase de festa, retomar a luta, a tentativa de conquista.
    Vitória sem esforço, sinceramente, não acedito nela... (Os anglófonos costumam dizer que "No pain, no gain" que, em tradução livre, é: "Sem esforço, não vem resultado".)

    Beijos, meu querido!
    Texto excelente, que nos coloca para refletir!!!!
    Um Feliz Ano Novo, aquele que traga a você, grandes oportunidades de lutas e, consequentemente, conquistas!

    Mary:)

    ResponderExcluir
  6. Grande Valdeir Almeida! Sempre com excelentes textos. Aqui e no SakuXeio. É isto aí companheiro! Um feliz ano novo você e toda sua família!

    Roberto Hyra

    ResponderExcluir
  7. É uma grande verdade!

    Conheço pessoas que ficam esperando que as coisas caiam do céu, ficam de braços cruzados o tempo todo, vivem reclamando que não tem sorte na vida, etc e etc... essas pessoas não entendem que a sorte acompanha quem trabalha, quem busca e quem vai à luta por seus objetivos. Sim, eu sempre tive sorte porque sempre busquei.

    Gostei do seu texto amigo!
    Ganhou um admirador!

    Atenciosamente

    Marcio Fontes

    ResponderExcluir
  8. Bom 2012, apesar de tudo, mas esta receita pode ajudar...
    Vou fazer link para a 2H00 daqui.

    ResponderExcluir
  9. Uma mensagem muito válida.
    Desejo a você e sua família que o próximo ano seja de muitas realizações calcadas na força do trabalho que permite que os sonhos se tornem realidade.
    Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a mensagem!!!
    Espero que seu ano novo seja maravilhoso e repleto de conquistas!
    BjO

    ResponderExcluir
  11. Márcio Fontes,

    Muito obrigado pelas palavras. Seja bem-vindo!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Mensagem muito boa mesmo.

    Eu vou lhe ser sincera amigo... só gostaria que não houvesse tanta hipocrisia no mundo (ps: entenda, não estou falando de você!)... toda vez que chega natal e ano novo, os vizinhos que passaram o ano inteiro sem falar conosco direito vem apertar nossa mão, vem querendo nos abraçar e beijar. No trabalho é a mesma coisa. gente que não vai com a cara da gente e que vive se achando não fala, mas no fim do ano...


    Odeio hipocrisia, Odeio falsidade. Odeio gente desleal. Acho que o mundo sem hipocrisia seria melhor, mas uma vez um amigo me disse que se as pessas não fossem hipócritas o mundo perderia o sentido (porque era bom reclamar dos outros às escondidas, imagine!), que sem falsidade nada na vioda não funcionava. Eu não concordo, você concoirda?

    Sou contra qualquer tipo de violência. Seja ela física ou psicológica. Acho que ser falsa com alguem é uma violência psicológioca contra aquela pessoa. Puxa! Se você não gosta da pessoa por que não dizer logo pra ela né?... porque fica escondendo isso? Porque fica maltratando e alimentando coisas e promessas que não irá cumprir?... não sei ser assim. Não sei mesmo. E nunca quero ser assim, quero ser como eu sou. Livre e de cabeça tranquila.

    Ah! me desculpe o desabafo amigo... você nem me conhece.

    Mas foi bom te conhecer. Valeu vir aqui!... seu nome é Valdeir nè, mu irmão também se chama valdir. Beijo e desculpe alguma coisa. Desculpe essas minhas mal traçadas linhas...

    Feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada querido, pela mensagem.
    Obrigada pelo seu carinho e pelas suas palavras na Literatura. Desejo a vc, um ano de 2012 de muito sucesso, muita paz, amor e muita saúde.
    Grande Beijo
    Feliz Ano!!

    ResponderExcluir
  14. Os entusiasmados, por sua vez, são mais comedidos: almejam, perseguem e conquistam seus objetivos, porque sabem quando se deve dar cada passo, e acreditam veementemente na força do trabalho.

    Gostei deste texto aqui. me senti identificada rsss

    ResponderExcluir
  15. É isso aí! Temos que lutar sempre pelos nossos objetivos!

    Valeu! Feliz 2012 professor!!!!

    abs

    ResponderExcluir
  16. Feliz 2012 Valdeir!

    Tudo de bom para você e para sua família neste novo ano que se aproxima.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Valdeir
    Eu também lhe desejo toda a magia do ano novo
    com amizade e carinho Monica

    ResponderExcluir