Por que a Rede Globo está perdendo audiência

Costuma-se atribuir a queda de audiência da Rede Globo às suas concorrentes. Mas esse é apenas um dos fatores.

O maior inimigo da Globo tem um nome pouco conhecido: share,
que
na linguagem do IBOPE significa número de televisores ligados. Ou seja, as pessoas assistem cada vez menos TV. A partir disso, surge outro questionamento: por que o telespectador não dá tanta atenção à programação televisiva, como antes? Abaixo, algumas razões:
  1. Crescimento do número de universitários: uma pesquisa já havia revelado que os universitários passam pouco tempo diante da TV. Então, como a quantidade de estudantes na universidade vem aumentando, isso contribui para a queda de audiência da telinha.

  2. Aumento do poder de compra da classe baixa: com o salário um pouco melhor (pouco, porque o que se recebe ainda não é o suficiente), as pessoas têm acesso a outros tipos de entretenimento, como cinema e livros. O aparelho de TV fica a maior parte do tempo desligado.

  3. Popularização da Internet. Com o aumento das Lan House e o barateamento dos computadores pessoais o acesso a Web se democratizou. Imagine quantas pessoas – independentemente da classe social – estão conectadas à Net neste momento! E a TV, coitada, está esquecida!

Não devemos desconsiderar que outras emissoras (principalmente a Rede Record) tiraram preciosos pontos da Rede Globo, mas esse é um problema menor. O maior desafio dela, agora, será oferecer um produto que convença seu antigo telespectador a desconectar a Internet, sair da sala do cinema e fechar o livro. Tarefa praticamente impossível.

10 comentários:

  1. Fora que a TV a cabo está ficando mais barata e com programas muito mais criativos e inteligentes.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca fui mesmo de ver TV, mas lendo este texto eu pensei no meu irmão. Ele vive na frente da TV, mas sempre vendo algum DVD, raramente está ligado a algum canal.

    ResponderExcluir
  3. acho que tem um fator importante, aqui, na perda da audiência da globo: é sua tendenciosidade em tudo o que faz. Além do nível da programação estar uma droga, seu jornalismo é horrível: agora deram para induzir o telespectador até com caras e bocas, tipo a Fatima Bernardes e o Bonner. Eu já não gosto de TV, da globo então nem se fala!!!
    Ah, adoro seu blog, é bom demais da conta.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Passando para conhecer seu maravilhoso espaço e desejar um feliz ano novo e muita paz.

    De fato, a televisão fica desligada por muito mais tempo, dado a falta de criatividade oriunda de seus diretores (rsrs) e ninguém mais está aguentando ver o que hoje se mostra em todos os canais, incluindo na tv a cabo.

    SMack!

    Edmar Suely
    jesusminharocha.blig.ig.com.br

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela informação sobre o comercial da farmácia! Morri de rir com o cara!
    Não se envergonhe, pois isso não é "privilégio" de vocês. Temos comerciais toscos por todas as cidades desta nossa Bahia!
    Um abraço e volte sempre ao Sarapatel de Coruja!

    ResponderExcluir
  6. Olá. Tomei a liberdade de chupar o texto e colocar no meu blog (com o crédito, claro).
    Concordo com o cara que citou a tv a cabo. Noves fora que, hoje, um aparelho de DVD está barato. E tem os filmes piratões a 5 mangos.

    Meu blog: www.casadonoca.blogspot.com
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Acho que a concorrência com outros meios é mesmo a única ameaça à audiência da Globo, porque a qualidade das outras redes é sofrível.

    No caso da minha família, assistimos muito a programação infantil da Futura e da TV Cultura (de São Paulo, retransmitida no meu estado pela TVE Paraná).

    Como meio de informação, já faz tempo que não confio na grande imprensa.

    Há alternativas muito boas nas bancas: Carta Capital, Forum, Le Monde diplomatique Brasil, várias revistas especializadas em história, sociologia, literatura, psicologia, etc.

    Mas acho que a principal fonte de informação é mesmo a internet, especialmente os blogs.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião, a Televisão ainda é um grande meio de comunicação e veiculação de informações e noticias.
    Mas todos devemos concordar que nada hoje é como antigamente.
    As prórpias novelas incentivam a traição, as proprias novelas incentivam a engravidar sem ter um conjuge para sustentaar a familia, ou engravidar enquanto nova, e assim vamos tornando realidade o que é visto na TV.
    Obrigado por comentar no meu blog, mais peço que dê uma visitadinha no meu blog principal:
    Espaço Blogger

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  9. GRANDES IMPERIOS CAIRAM O ROMANO , GREGO ,MEDO PERSA ETC.
    A GLOBO É SO MAIS UM QUE CAIRA.

    ResponderExcluir
  10. As novelas incentivam a traição?as novelas incentivam a engravidar sem ter um conjuge ou engravidar enquanto nova?em primeiro lugar a traição existe desde que o mundo é mundo e os homens sempre traiam pois trair é coisa de macho e pra macho, mulheres nunca puderam trair pois isso é coisa de prostituta e vagabunda.Não foi sempre assim?e outra coisa:as mulheres sempre aceitaram as traições dos homens,se tornando tão machistas quanto eles.Segundo lugar:as pessoas estão fazendo sexo a torto e a direita sem a menor responsabilidade pois existe camisinha, pilulas, etc Elas estao preocupadas somente com o prazer.Quanto aos conjuges para sustentar a familia é o seguinte:novela tem que dizer pra voce que na hora de transar voce tem que usar camisinha, voce tem que se previnir?A verdade é que muitos caras só querem sexo e nada mais, e ai a mulher burra e apaixonada engravida e ele some pra não pagar pensão alimenticia.Quanto a engravidar enquanto nova:os pais não querem admitir , mas suas filhas estão transando e o unico meio de evitar uma gravidez indesejada é com uma conversa franca e objetiva, porem a gente sabe muito bem que a nossa sociedade machista é que sempre incentivou os homens a transarem cada vez mais cedo.Quem não se lembra de como era a iniciação sexual dos meninos? era com prostitutas na maioria da vezes levados por seus proprios pais.Os meninos precisavam viram homens.Agora a sociedade precisa assumir o monstro que ela mesmo criou.Ou voce conversa e orienta seu filhos ou assume os netos

    ResponderExcluir