Televisão Brasileira: em busca da originalidade perdida II

Alguns setores da imprensa brasileira adotam a política do “morder e assoprar” quando tratam da rede Globo. De início, a criticam, afirmando que é manipuladora e que seu monopólio deve acabar. Em seguida, quando outra emissora a “copia”, falam que é por falta de originalidade. Por fim, ao surgir uma sutil quebra de imitação, fazem campanha para desmerecer e desqualificar a concorrência.

Por exemplo, a novela Os Mutantes – da rede Record – conseguiu transformar A Favorita na maior dor de cabeça para a Globo. Pela primeira vez, uma novela das 21h – produto mais rentável da Vênus Platinada – não consegue alcançar 40 pontos no Ibope (no horário, o normal seria atingir 50 ou mais).

A Record obteve esse feito com uma novela que em nada lembra os folhetins globais, mas sim os gibis, os heróis do cinema e a mitologia grega. Isso demonstra que a Record está alavancando a audiência sem copiar tanto a maior emissora do país.

Entretanto, parte da imprensa está utilizando como critério a própria Globo para desqualificar a novela Os Mutantes, escrevendo notas como: “Mulher aranha? Epidemia de vampirismo? A novela da TV de Edir Macedo segue seu sucesso de audiência, apostando num mau-gosto insuperável. Na Globo, personagens desta estirpe jamais seriam aprovados”.

Ora, mau-gosto é adotar uma postura de falsa imparcialidade. É fazer uso de jogo de palavras para que o público pense que está havendo críticas contra uma emissora de TV, quando, na verdade, está havendo afagos. Mas o telespectador brasileiro está cada vez mais observador e exigente; é por esse motivo que o maior canal televisivo do País está vendo sua audiência decair consideravelmente.

2 comentários:

  1. É preciso que as redes concorrentes tenham chances de crescer para que o publico tenha melhores opções. Hoje a programação é horrível.
    Vim retribuir sua visita e agradecer seu comentário no meu blog.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Catarino,

    Eu que lhe agradeço. Tenha uma ótima semana.

    Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir