A Lição dos Alicerces

É possível reconstruir qualquer tipo de relacionamento desmoronado por circunstâncias adversas? Na vida, há situações, como a apresentada a seguir, que demonstram que sim.

Recentemente, um dos bairros mais populosos de Feira de Santana foi vitimado por uma enchente que destruiu algumas casas. Uma delas pertencia a uma mulher que, em face da catástrofe, só lhe restou chorar, prostrada na calçada diante da casa sobre o chão.

Passados alguns minutos de pranto, a mulher, repentinamente, abriu um sutil sorriso provocado pelo pensamento de que a força das águas destruíra sua residência, mas não conseguira acabar com o alicerce, que era muito forte e bastante fincado:

— Tenho ainda o terreno e uma base. Isso que me restou parece pouco, mas, na verdade, é muito. Agora, vou fazer outra casa bem mais bonita do que a casa que a chuva destruiu.

Essa lição também se aplica às relações interpessoais. Suas paredes podem ruir pelos infortúnios; mas se estiverem sobre alicerces bem estruturados, é possível reatá-las e de uma forma bastante melhor do que antes.


O tempo, a distância geográfica, os mal-entendidos, o juízo de valor, as idéias preconcebidas e outras “enchentes” não separam os verdadeiros amigos, pois a amizade genuína é construída a partir de alicerces firmes e constituída de paredes sólidas. (Texto de Valdeir Almeida)

3 comentários:

  1. Oi Valdeir! Tenho esse texto guardado até hoje. Você me deu no dia da amizade do ano passado, lembra? Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Dany.

    Escrevi esse texto especificamente para o Dia da Amizade 2007, em seguida distribuí para meus amigos, incluindo você, obviamente.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Bom dica Valdeir!
    Vc reconquistou minha amizade ao indicar este texto. Fiquei numa situação que não sabia mais em quem confiar aqui dentro.
    Sempre externamos, de uma forma ou de outra, o que mais está nos incomodando no momento.
    Admiro seu carater de ter se mantido acima das falsidades e dos julgamentos precipitados.
    Que Deus abençoe sua caminhada profissional e, principalmente a espiritual.
    Tenha uma ótima semana.
    Abraços.
    Sonia Costa

    ResponderExcluir