A vida é como uma onda

Não se iluda: não existe estabilidade, nem mesmo quanto à felicidade. O emprego dos sonhos torna-se monótono quando nada de novo acontece.

A lua de mel eterna refletida nas águas límpidas é entediante se a rotina tomar conta. Deixe-se levar pelas ondas. Mergulhe no desconhecido. Não cometa o erro de refugiar-se na falsa segurança.

Texto inspirado na música Como Uma Onda


Composição: Lulu Santos / Nelson Motta 


(Texto de Valdeir Almeida)



Imagem: stock.xchng

14 comentários:

  1. Este texto está programado há semanas. Coincidentemente, o post mais recente da minha amiga Mary Miranda abordou o assunto, mas com outro tema. O texto dela é emocionante; a leitura fez-me pôr em xeque, por alguns minutos, os argumentos do meu post. Mas depois percebi que, apesar de não terem relação direta, meu texto e o de Mary não se confrontam.

    Ela apresenta, de forma emocionante – como já dito – e criativa o conceito que, erroneamente, o senso-comum tem de felicidade: momentos inusitados: “A rotina do dia-a-dia é felicidade porque cumpre-se o mérito da questão: um fio solto da roupa é que será motivo de comentários, e não a costura que entrou no entalhe libertado pela agulha costureira!...”

    Já o meu post trata da falsa segurança que a felicidade provoca em algumas pessoas. Muitos se acomodam neste mar: não buscam mudanças, seguem a teoria do “em time que está ganhando não se mexe”. Entretanto, um dia, serão as rãs insensíveis às necessidades das ondas.

    ResponderExcluir
  2. A felicidade é construção diária. Nada está pronto, tudo tem que ser sempre renovado e deste modo vamos crescendo e evoluindo, na felicidade da busca.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. É o tempo que determina o valor de todas as coisas. Por esse motivo, embora tenhamos plena certeza de que uma teoria seja absolutamente verdadeira, inalterável e eterna, não podemos saber quando aparecerá outra que a destrua, nem quem o fará.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sim, mas quando ela chega vamos curtí-la ao máximo. não é mesmo?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Val, esse seu texto fala ao meu momento...!
    As idas e vindas das ondas são mesmo o fluxo da vida. Coisa é saber surfar sobre elas.
    Mas vamos nos desafiando...!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Tens razão amigo a mesmice torna-se monótona.É nos altos e baixos da vida que reside o segredo do encanto e dos momentos plenos de felicidade.Belo texto.
    Forte abraço Eloah

    ResponderExcluir
  7. A relatividade a qual estamos sujeitos, Einstein explica...Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  8. Querido Valdeir,

    Tomei a liberdade de ler seu comentário antes sobre um suposto confronto que poderia ocorrer entre o meu e o seu post, percebendo, enfim, que a sua conclusão está correta.
    Realmente são focos diferentes, mas que não se chocam porque, apesar da felicidade ser natural e detentora da "rotina" da vida, ela também é como seu lindo post nos mostra, que a vida é um processo contínuo, que leva a caminhos diversos, e até mesmo a estável felicidade, "salta" para outros lados, acompanhando as ondas de um mar, bravio ou não.
    Comparando com um alimento, vejamos: se alguém come uma lasanha e a adora, sentirá o mesmo prazer se comer pizza, se adorar igualmente esse alimento.
    A felicidade estará nos dois pólos, sem nenhuma situação de satisfação a atrapalhar a outra porque para ser feliz não é necessário subtração de plenitudes -ao contrário, porém - o convite é à adição! (Espero não ter "delirado" muito! rs)
    Se formos ver bem, amigo, a maioria de nós tem falsa conceituação do que seja felicidade. E agarrar-se a velhos conceitos "perpetuados" por gerações antecedentes, é como você falou: comodismo numa segurança que não existe ...
    Por fim, obrigada por ter mencionado meu texto aqui em seu blog, o que só me enaltece e alegra!

    Beijos mil! ("Como uma onda", do Lulu Santos, é uma das melhores páginas do campo musical brasileiro!!!! E não é conversa de fã desse pop-roqueiro! rs)

    Mary:)

    ResponderExcluir
  9. Valdeir
    eu sou do tempo desta musica.
    e sempre digo que tudo sempre passará
    O que é bom e o que é ruim. E so esperar.
    E é como as ondas do mar mesmo. A vida se modifica com o tempo.
    com carinho e amizade.
    Obrigada pelo seu comentario que eu adorei

    ResponderExcluir
  10. Somos todos viciados em endorfinas. As formigas são os seres que mais carregam endorfinas dentro de si. Pois que não queremos ser formigas, queremos? Felicidade é sintoma de estar bem com a nossa saúde mental. Não é errado dizer que somente os loucos são felizes (rs*). Felicidade também é questão de ponto de vista. Foi o que comentei no blogue da sua amiga, além de citar Pablo Picasso "Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol"
    Bom fim de semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  11. Arrisco todas as semanas na lotaria e não me tem saído nadinha!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Linda e verdadeira observação, imagina se todos os dias fossem iguais, quanta monotonia! A música é linda! Adorei o comentário na poesia de william, hummm, a visão de um poeta, perfeita! Bjs.

    ResponderExcluir
  13. O bom é se surpreender sempre.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. perfeito! perfeito!

    E a música então... linda toda! :D

    ResponderExcluir