Ótica Olho Vivo, reclame
Reclame
“se o mundo não vai bem
a seus olhos, use lentes
... ou transforme o mundo
ótica olho vivo
agradece a preferência”
A famosa poesia acima é do poeta Chacal (Ricardo Carvalho Duarte). E abaixo segue meu ponto de vista a respeito dos versos:
“se o mundo não vai bem
a seus olhos, use lentes
A mesma situação pode agradar uma pessoa e causar sofrimento a outra. Tudo depende da personalidade, do equilíbrio emocional e das expectativas de cada um. Porém, para quem se sente desprivilegiado, uma boa alternativa é utilizar “lentes”. Isso faz do horizonte preto e branco uma linha colorida e confortável. Entretanto, esse paliativo não muda a realidade, apenas a mascara.
... ou transforme o mundo
Contudo, se você não quer “tapar o sol com a peneira”, isto é, fingir que o problema não existe, tire as lentes. Veja o problema sem medo. Encare-o. Daí verá que talvez ele não esteja em você, mas no mundo, ou melhor, no ambiente onde você vive.
Possivelmente, você seja uma andorinha solitária tentando inutilmente fazer verão. Sabe que aquele lugar jamais mudará, pois as inconveniências são peculiares a ele. Se não pode reverter o problema, deixe o problema no lugar dele, e mude você mesmo de lá. Saia de mala e cuia.
Por exemplo, no seu trabalho imperam dissabores, humilhações, nervos afiados? Além disso, é um serviço que não valoriza seu talento e esforço? Então, invista em você mesmo e vá à busca de um emprego melhor. Melhor, nesse caso, não significa que não encontrará problemas no novo ambiente, mas se você gosta do que faz e vê que seu serviço renderá, com certeza tirará de letra qualquer situação inconveniente. Você terá mais alegrias do que tristezas (o mundo indo bem a esses olhos).
ótica olho vivo
agradece a preferência”
Pessoas com essa postura são inteligentes, tem “olho vivo”. Não vivem de riscos, mas de oportunidades. A vida delas sempre retribuirá seus esforços, agradecerá constantemente por ter preferido ser feliz.
P.S: Além dos versos, o título também deve ser considerado. Reclame era a designação dada aos antigos comerciais de rádio e TV. Mas neste poema, Chacal brinca com o termo. Reclame é o anúncio publicitário da “ótica olho vivo” (apelo para aproveitar a vida), mas é também um convite para reclamar, não aceitar as situações adversas e ir à luta.
Imagem: Stock photo
Olá meu Amigo Valdeir!
ResponderExcluirO tua reflexão está excelente, como sempre.
Há muitas formas de encarar a vida, a das pessoas comodistas e a outra, dos que não se conformam.
Um beijo e boa semana.
Uma excelente mensagem que muitos deveriam ouvir. Infelizmente, é sempre mais fácil e cómodo estar quieto.
ResponderExcluirCumprimentos!
Ola amigo!
ResponderExcluirAproveito este momento para ...
Retribuir o seu carinho.Deixo um convite para vc. se aceitar é só deixar o seu endereço para ser linkado por mim depois.
A Interação de amigos está comemorando 01 ano de vida. Tem uma coletiva. se aderir a ideia, basta passar por,lá.
http://sandrarandrade7.blogspot.com
Carinhosamente.
sandra
Valdeir bela reflexão.
ResponderExcluirExiste muitas maneiras de ver o mundo,basta cada um escolher a sua.
Vou concordar com Elenáro e vou além, ir atrás é ter comprometimento, coisa que poucas pessoas tem. Tem texto novo no Sub Mundos. U abraço.
ResponderExcluirhttp://submundosemmim.blogspot.com
Não posso dizer nada alem de agradece pela lição de vida, estou num momento em que essas palavras são infinitamente úteis para me acalmar e fazer refletir. Obrigado.
ResponderExcluirValdeir,
ResponderExcluirNada como a "ótica olho vivo"... podemos transformar o mundo, começando pelo nosso "mundinho particular". Nada fácil, mas um dia chegamos lá, e vamos dizer que : "valeu a pena ", nada como a verdade, essa verdade que estamos procurando...
Abraços e uma boa semana.
Marise.
É sempre muito bom entrar aqui e ler e refletir e lembrar de situações que já vivenciamos, ao ler o post lembrei-me de uma frase que diz mais ou menos assim: os defeitos do outro é bom olharmos com lentes normais e não lentes de aumento.
ResponderExcluirGrande abraço
Janeisa
Fechar os olhos para os problemas não adianta nada, o bom msm é encarar de frente,enxergar,dar a cara pra bater...
ResponderExcluirCada um com seu ponto de vista, mas sempre com a intenção de melhorar as coisas em geral!
Excelente! Excelente! clap clap clap (nomenclatura de palmas)
ResponderExcluirAssim como os amigos bons e os amigos ruins, o nosso mundo existe da maneira como o enxergamos. Se o vemos mau, será mau. Se o vemos bom, será bom. O que acontece dissociado disso é o que foge ao nosso controle, portanto, a melhor mensagem será sempre a do meio: "transforme o mundo".
Abraços Valdeir!
Saber enxergar a vida é uma habilidade de poucos (sábios)... Espero aprender mais e mais. E você, Val, certamente, vem contribuindo pra isso...!
ResponderExcluirAbraço!
Explanou bem Valdeir!
ResponderExcluirE, de fato, ninguem consegue transformar o mundo tentando 'tapar o sol com a peneira' ou fingindo que um problema não existe. O negócio é enfrentar.
A coragem é mãe de todas as virtudes. Boa lição! :-)
QUE POST FANTÁSTICO!
ResponderExcluirAMIGO VALDEIR.
A linda e profunda passagem de Poesia registra a beleza externa e interna da face da sapiência do olhar da vida... Muitas vezes, quem mais olha, menos vê, porem, esse não é o caso em tela, dada a riqueza poética, de sua nobre interpretação, a bem da verdade, nos deixa revigorados, esperançosos, e até nos remete a reflexões profundas... Razão maior de eu ser um profundo admirador de seus fascinantes artigos.
Parabéns por mais um excelente post!
Abraços,
LISON.
Excelente postagem... Como sempre... Vindo de ti my friend...
ResponderExcluirAbração...
Como sempre,concordo com você em gênero,número e grau.Ótimo texto.Abração,meu amigo
ResponderExcluirConcordo com seus pontos de vista. Cada ponto de vista é visto de um ponto, assim diz meu grande Conego Álvaro, prof de antopoligia da PUC Campinas. Pessoa de honestidade.
ResponderExcluirEu sou assim se não gosto reclamo meus direitos e vou a fundo. Bom ou mal não sei, só sei que vou a luta com certeza.
Beijos meu querido amigo sempre nos dedicando muito carinho!
Belas lições Sr. Valdeir!
ResponderExcluirProvas inconteste de que o Senhor não deixou sua visão de magistério. Continua a nos ensinar. Agora, sobre as complicadas coisas da vida. Muito bom.
Tenha um excelente domingo!
Carlos Benonil
Diretor
Valdeir,
ResponderExcluirO texto é perfeito!! Inclusive, vai de encontro com minha atitude atual, atitude de quem vai dar um tempo de sua função pública para ir de encontro a um projeto itinerante (logo estará às vistas dos amigos).
Quanto ao primeiro verso, e sua explanação acerca dele, me lembrei de alguns versos de uma música do Metallica, "My Friend of Misery":
you still stood there screaming
no one caring about these words you tell
my friend before your voice is gone
one man's fun is another's hell
these times are sent to try men's souls
but something's wrong with all you see
you you'll take it on all yourself
remember, misery loves company
"Você ainda ficou lá, gritando,
E ninguém nem aí pra isso tudo que você conta.
Meu amigo, antes tua voz já terá cessado.
A alegria de um sempre implica no inferno de outro
Esses tempos servem pra tentar a alma dos homens,
Mas, há algo de errado com tudo isso que você vê.
VocÊ, você vai ter que aguentar isso tudo sozinho.
Lembre-se: a Miséria (a paralisia, inércia) adora companhia!!"
Abraços e sucesso!
Ebrael.
Brilhante reflexão Valdeir,
ResponderExcluirAcredito que o usar lentes é fugir à realidade. Precisamos encarar, mudar o mundo. Certa vez li em uma cronica de autoria anônima que para mudar o mundo temos que mudar o homem. Não é tarefa fácil, mas vale tentar.
Gratos pelas visitas ao Voz.
Abraço
Excelente, para mudar o mundo , as pessoas teriam que mudar e acima de tudo acreditar que é possível, os problemas existem para serem resolvidos.
ResponderExcluirTem que ter coragem para encarar de frente.
Parabéns! Seu texto é uma verdadeira lição de vida.
ResponderExcluirDeixas-me eu reblogar (COM OS EVIDOS CRÉDITOS) o teu texto? Pleeeeeeeeeeease!
ResponderExcluirInteressante a frase comentada, pois sobra gente com lente (que só servem para criticar), mas falta gente para mudar o mundo...
ResponderExcluirFique com Deus, menino Valdeir Almeida.
Um abraço.