Alma Gêmea: o reflexo do amor
A frase “O amor é lindo” não é clichê de floricultura. Quem está disponível para amar sabe dos benefícios desse sentimento. Contudo, há quem transforme o amor em um objeto para compensar as próprias perdas.
A situação acima revela o conceito deturpado de “alma gêmea”. Se é gêmea, é porque existe outra. São duas almas. Duas pessoas possuidoras de personalidade, experiência e pensamento próprios que precisam ser preservados. O fato de ser gêmea, portanto, não anula a individualidade (que é diferente de individualismo).
A respeito disso, veja o que ensina a poesia Amai-vos, de Gibran Kahlil:
Amai-vos um ao outro,
mas não façais do amor um grilhão.
Que haja, antes, um mar ondulante
entre as praias de vossa alma.
Enchei a taça um do outro,
mas não bebais da mesma taça.
Dai do vosso pão um ao outro,
mas não comais do mesmo pedaço.
Cantai e dançai juntos, e sede alegres, [...]
Veja na sua alma gêmea o reflexo de um amor comum e não o espelho de si mesmo.
Imagens: Stock photo
Cara, alma gêmea é um estado e não um acaso (num momento não romantico)...
ResponderExcluirFique com Deus, menino Valdeir.
Um abraço
Bem eu não acredito em alma gêmea , pelo menos não no contexto realmente empregado da palavra mas acredito que realmente algumas pessoas jugam o amor como uma prisão sendo que o amor é quem liberta já que ele da a pessoa a escolha de querê-lo ou não, de vive-lo eu o deixar passar, se não for assim então nassa do famoso fogo de palha chamado paixão.
ResponderExcluirum abraço Amigo Valdeir !!!! :)
Olá Valdeir
ResponderExcluirEu acho que mais difícil do que definir alma gêmea, é identificar e viver esse sentimento. Acho isso natural, mas o que não se pode fazer é banalizar o amor. Dizer que ama virou rotina, mas na prática muitos não fazem jus aos votos...
Abraços, amigo!
Não sou favorável a esta expressão "alma gêmea" não, para mim se o amor fôsse como eu seria tão sem graça, ou seja, tem qu ser diferente para equilibrar as qualidades e dinamizar a relação.
ResponderExcluirBjs
Janeisa
Também não sei se acredito em alma gêmea mas que seu post tá super romantico hoje, isso tá :-)
ResponderExcluirabraço
VEm encher minhas taças
ResponderExcluirbebemos juntos.. bebemos uma ao outro
amo
e amo
mto
bjinhus
Lelli
O respeito a individualidade do outro, é fundamental para sobrevivência do amor.
ResponderExcluirGrande abraço
Todo mundo procura alguém que se encaixe consigo nos mínimos detalhes. Quando isso acontece - reciprocamente - podemos dizer: é minha alma gêmea.
ResponderExcluirTodos procuramos nossa alma gemea e nesse não uma igual, mas aquela que vai completar, como se fosse um quebra-cabeça e fosse a peça que faltava.
ResponderExcluirO difícil é encontrar e se encontrar , reconhecer que é o que faltava na sua vida.
Gosto dos escritos de Gibran.
Bjos
Aah, adorei a citação, esse eh um assunto tão delicado, porque as pessoas confundem facilmente isso de "alma gemea", e se esquecem que 1+1 deve ser 2, que somos 2 inteiros e blablabla... mas gostei da sua interpretação, amor em comum, sim, é uma forma aceitável de se dizer "alma gemea"! :D Abraço!
ResponderExcluirHá pessoas que pensam que o ser amado é um objeto, que é nulo aos seus próprios desejos e ambições. Acredito que amar é construir algo juntos, ter objetivos e metas comuns e dividir o mel e o fel da vida. Um abraço.
ResponderExcluirhttp://submundosemmim.blogspot.com
Em relação ao sentimento do amor, faço minhas as palavras do Daniel. Ele disse tudo o que eu iria dizer. Quanto ao conceito de "alma gêmea", para mim, é interessante quando é partilhar, ter empatia, e a mesma semelhança de ideias com a pessoa, a mesma reciprocidade. Alma gêmea eu vejo (e nutro) como aquela pessoa que nos aceita e quer bem, com nossas virtudes e defeitos.
ResponderExcluirAbraços Valdeir! - Muito bonita a poesia de Gibran!
Amo Gibran. Ele tem textos que revigora nossos sentimentos rs
ResponderExcluirProf. Valdeir, muito bom chegar aqui e encontrar este texto falando sobre o amor e almas gêmeas. Bom porque, principalmente nos dias de hoje, falar de amor parece cliché, e porque a TV o está transformando em algo banal. Está acabando com o amor em família, e o tornando algo descartável e inútil. Sei disso porque convivo diariamente com esta rotina. Nas salas de aula, os alunos só querem falar do que veem na TV, e na verdade não é nada bom.
Perdem-se os laços afetivos e o romance em troca da exposição de corpos e da mediocridade. Parabéns pelo seu tema e pelo texto, professor.
Bjos
Amigo Valdeir
ResponderExcluirNum mundo cada vez mais pobre de laços afetivos. Sempre é muito importante falar de amor. Meus parabéns pelo texto!
Oi lindo.. eu já tinha lido!
ResponderExcluirrsrs
às vezes pensamos parecido... mesmo com anos de diferença, aquele foi escrito por Edson MArques alguns anos atras...
bjinhus
Lelli
O amor egoísta não dá certo é preciso preservar a individualidade mesmo. Muito bom.
ResponderExcluirJá dizia o ditado: "Os opostos se atraem"...
ResponderExcluirConforme a poesia mencionada, amar uma pessoa que em quase tudo é igual a você exige cautela....
Grande post!
Abraço mano! Sucesso!
cara! eu acredito
ResponderExcluirValdeir,
ResponderExcluirTudo bem amigo?
Nossa! Gostei da citação e concordo quando diz que: "há quem transforme o amor em um objeto para compensar as próprias perdas".
"Amar é mudar a alma de casa." (Mario Quintana)
"Amar é comprazer-se na perfeição." (José de Alencar)
Abraços,
Tenha um belíssimo final de semana.
Bem... Acho que se fantasia demais o amor. Por mais que seja um sentimento sublime por si mesmo, não é a unica coisa que pode nos fazer feliz. Talvez seja por isso que muitos deixam de viver com alguém para viver por esse alguém. Depositar a sua felicidade exclusivamente em uma pessoa, pode ser uma cilada.
ResponderExcluirMais um texto ótimo. :)
Abraços!