A força chamada desejo

O desejo é uma força que move o ser para as conquistas, sejam elas pessoais ou aquelas que mudam a história da humanidade. Obviamente, é possível alcançar aquilo que não se deseja, mas apenas quando há a intervenção do acaso.

É também “função” do desejo anestesiar nossa auto-estima e nossas emoções para que não sintamos tanto a dor da queda e da frustração durante a caminhada que nos levará ao lugar almejado.

E a estrada que percorremos rumo às conquistas é iluminada pelo desejo. Ele torna o caminho claro. Faz-nos enxergar nitidamente o alvo, mesmo que a distância seja longa.

A característica do desejo descrita acima pode fazer com ela seja confundida com a fé. Mas elas, embora se complementem, não são forças sinônimas. A fé é a vontade ardente por algo associado à certeza de que o conquistaremos. Já o desejo puro e simples – além de ter o mesmo condão da fé – é responsável pela manutenção da coisa que conquistamos, pois se o desejo se apagar, a perderemos.

Mas a força do desejo não é garantia de que ele permanecerá aceso constantemente. Para ilustrar essa situação humana, irei utilizar como exemplo a história da raposa e o cacho de uvas: A raposa, faminta, viu um cacho de uvas. Mesmo estando com água na boca e seu estômago roncando, o animal desistiu de ir colher as uvas, justificando: “estão verdes” (paráfrase da fábula de Essopo). Na verdade, as uvas estavam maduras, mas também muito altas, o que exigiria esforço da raposa para alcançá-las. Apesar do desejo provocado pela fome, a raposa perdeu a motivação para colher as uvas. Esse exemplo demonstra também que há pessoas que não aproveitam a força existente no desejo para superar obstáculos.

Sem desejo é praticamente impossível obter grandes vitórias. Além disso, se ele não se mantiver, perderemos as coisas que lutamos arduamente para conseguir. Desejo é uma força inigualável, mas há a necessidade de ser contínua.

24 comentários:

  1. O Desejo "impulsiona a vida" tal como os Sonhos "comandam a vida" como dizia o poeta!
    Gostei.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Tens toda razão Desejar é PODER!

    Forte abraço e obrigado por participar da Tertúlia!

    ResponderExcluir
  3. O desejo é a força que nos impulsiona para o futuro.

    []'s

    ResponderExcluir
  4. O desejo contínuo... em tudo o que desejamo senão deixa de existir, perde-se o que quer que almeja... bela reflexão
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. A raposa e o cacho de uva ilustra perfeitamente...o quanto desejar é poder...parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Já te mandei o convite! =D
    Agora é só aceitar! =P

    Tem Selo Pra Você!!!
    =D
    E uma sugestão {mara}
    Entra no link

    http://detestoestudar.blogspot.com/2009/03/o-selo.html

    Desejos ~~

    ResponderExcluir
  7. Gostei de seus pensamentos a respeito do DESEJO. Seu texto é instigante é nos faz refletir.
    Obrigada por sua visita ao meu blog. As blogagens coletivas nos dão a oportunidade de conhecer novos espaços e isso é muito estimulante.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. O desejo é que nos leva a sonhar e a correr atrás da realizacao.

    Abrcaos

    ResponderExcluir
  9. O primeiro passo para conseguirmos algo é desejando.

    ResponderExcluir
  10. o desejo faz isso conosco... nos joga pra frente!!!! bela participação desta blogagem coletiva!!!!


    abraços

    ResponderExcluir
  11. Valdeir,

    Que nossas velas do desejo e do sonho sejam sempre agitadas por bons ventos!

    Boa semana, abraços.

    ResponderExcluir
  12. Amigo Valdeir parabéns por publicar esta maravilha "a força chamada desejo", encantador! Li e gostei. Cada vez que volto aqui me sinto melhor. Voltei ao seu maravilhoso espaço para agradecer sua gentileza em visitar-me e seguir, fico muito honrado, obrigado e volte sampre! Votos de uma próspera e produtiva semana de trabalho, sucesso, muito brilho, fique com Deus.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  13. É isso mesmo, o desejo nos leva tão longe... qd a gente nota, já realizamos o que queriamos e partimos em busca de outras conquistas.

    Obrigada pelas palavras gentis na entrevista da Vanessa, vim aqui retribuir sua gentileza.
    Um abraco e ótima semana pra ti

    ResponderExcluir
  14. A força do acaso está sempre presente na vida da gente,as vezes de forma boa, as vezes de forma ruim, depende da gente saber a diferença...complicado...gostei da abordagem...
    Valeu a presença lá no Verseiro...um abraço na alma

    ResponderExcluir
  15. Obrigada por visitar o meu espaço.

    Realmente ao desejarmos muito algo é difícil não o obter. E se assim for o mais provável é que não o devíamos ter desejado...

    Abraços e Boa semana!

    ResponderExcluir
  16. Belissimo texto e ótima abordagem...

    Gostei muito!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Vim retribuir a visita e conhecer seu blog.Gostei da abordagem.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  18. Olá, Valdeir,

    Vim agradecer a visita. E que bela surpresa, um blog com assuntos do cotidiano para refletirmos.Gosto disso. O Cris também é assim.

    beijão.

    ResponderExcluir
  19. Valdeir,

    Na verdade passei por aqui para retribuir a visita. Mas devo confessar que gostei muito do seu blog. É muito bem estruturado e as matérias bem interessantes.

    O desejo é sem dúvida um dos maiores motivadores do homem e por isso muito explorado pela mídia técnicas de marketing.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  20. Valdeir,

    Na verdade vim retribuir a visita. Porém gostei muito do seu blog, de cara! É muito bem estruturado e as matérias bem interessantes.

    O desejo é sem dúvida um dos maiores motivadores do homem e por isso, muito explorado pela mídia e técnicas de marketing.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  21. Um ótimo texto sem dúvidas. Mostra a importância do "desejar" e clareia algumas idéias a respeito desse ato/atitude. Entendi, grosso modo que o desejo nos põe pra funcionar.

    Penso que o desejo é essencial, mas tenho visto que numa boa parte dos casos se não vir acompanhada de uma boa consciência acaba nos levando a trilhar caminhos ruins. Desejo e bom senso (juízo, tino) precisam andar juntos e é claro, com a perseverança como você bem falou.

    Abração.

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pela visita e parabens pela participaçao, muito bem escolhido seu exemplo!
    PArabens tambem por seu blog!
    Voltarei para ler com calma.

    ResponderExcluir
  23. Tem que ser sincero e desejar profundo diria Raul amigo! Comentei sobre o tema em Fome ou Vontade de Comer, acho que estamos na mesma sintonia um abração e te desejo felicidade sempre!

    ResponderExcluir