Mariana e seus amores

Mariana, Joana, Paulo e Aldo. Quatro amigos desde a adolescência. Pessoas iam e vinham na vida de cada um deles, mas o quarteto mantinha-se inseparável.

Não se tratava de companhia de balada ou aventura, e sim, de amizade fiel, no sentido verdadeiro que tem essa expressão. Ou seja, o relacionamento deles não estava pautado em troca de favores, mas numa permuta espontânea de sentimentos.

Um dia, porém, o quarteto sofreu um desfalque. Mariana encontrou o homem dos seus sonhos, com quem imediatamente iniciou um namoro. Depois disso, ela não passou a dar mais importância aos amigos. E quando algum deles queria conversar, a resposta dela surgia como texto decorado: “Não vai dar; Ronaldo tá me esperando”.

Mariana se fechou completamente para a amizade e se abriu para o amor. Não sabia (ou não queria) equilibrar as duas formas de relacionamentos. O mundo mudara de nome; passou a se chamar Ronaldo.

Os outros componentes do agora “ex-quarteto” sentiram falta dela. Entretanto, não insistiram mais em procurá-la.

Esse enredo permaneceu por dois anos, até que Ronaldo conheceu outra garota com quem começou a namorar. Mariana estava sendo traída pelo “príncipe encantado”. Mas, certa vez, o surpreendeu por acaso aos beijos com a outra garota. O mundo de Mariana, então, desabou.

Naquele momento, ela chorou bastante. Lembrou que, em situações de dor, quem costumava enxugar suas lágrimas eram seus amigos que nunca a desprezaram. Mas ela os desdenhou, assim como Ronaldo fez com ela (embora a forma da manifestação do desprezo fosse diferente). Desse modo, o sentimento de traição do qual estava padecendo, a fez sentir na pele o mal que causara aos fiéis companheiros. Portanto, procurar seus velhos amigos era uma obrigação para consertar o próprio erro.

Telefonou para todos, mas sempre aparecia a mensagem: “número inexistente”. Ela, então, decidiu procurar seus companheiros pessoalmente. Começou por Paulo. Quando ele foi atender à porta, Mariana quase não o reconheceu:

- Você está diferente – disse ela, enquanto timidamente olhava o rosto do rapaz.

- É a felicidade – respondeu Paulo um pouco frio.

- E por qual motivo?

- Recentemente, uma coisa muitíssimo ruim aconteceu em minha vida. Mas Deus tem me dado coisas boas também: concluí a faculdade; estou trabalhando naquilo que gosto; tenho amigos maravilhosos, uma esposa abençoada e um lindo filho.

- Você casou?

- Pois é, Mariana. Casei com Júlia. Ela não fazia parte do quarteto, mas sempre foi sua amiga. Júlia e eu ainda nem namorávamos e ela dizia que no casamento dela, você seria a madrinha.
Mariana engoliu o choro; porém conseguiu prosseguir a conversa.

- E Joana e Aldo, como estão?

- Aldo está bem, mas é melhor você ir pessoalmente conversar com ele, como está fazendo comigo. Quanto à Joana, infelizmente, não será possível.

- Ué! Por quê?

- Joana morreu num gravíssimo acidente de carro há um ano, na Avenida Jota Andradino. Você não soube? Na época, na cidade inteira não se falava em outra coisa.

7 comentários:

  1. Nossa Valdeir, seu texto é tão verdadeiro, me deu até vontade de escrever sobre este tema. O erro de Mariana é tão comum, poucos são os sábios que nunca abandonam os amigos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vanessa.

    Com certeza, são sábias as pessoas que jamais abandonam os amigos independentemente de qualquer coisa. Outras espécies de relacionamentos são totalmente compatíveis com a amizade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Lindo o texto! A amizade é algo sagrado!
    Gostei do texto! Muito bacana...
    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Valdeir, eu gostaria de escrever um conto inspirado neste seu e publicar no Fio. Estou pensando nisso desde sexta feira. Posso? Eu coloco um link pra cá e dou o crédito ao mote :-).

    Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  5. É, Valdo... a vida tem dessas coisas mesmo. Espero não ser considerada uma "mariana", além disso, às vezes nem precisamos namorar outra pessoa para esquermos os amigos. É tão comum acontecer um afastamento, alegando, em nosso "mundinho egoísta", que não há mais tempo para fazer uma visita porque está trabalhando muito ou outras coisas do tipo. Melhor mesmo é quando temos amigos especiais como você, que tem a paciência de esperar e entender cada fraqueza. Por isso o admiro tanto. PARABÉNS PELO BLOG!! Beijo, amigo!!

    ResponderExcluir
  6. Rúbia,

    Pôxa, que honra você está me dando de comentar no meu blog!
    Obrigado pelas suas observações sobre o tema que tratei no texto; daria até uma continuação da história.

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Olá, Val

    Você vai longe caro amigo, continue assim é uma pena que a fraqueza humana não nos enxergar o valor da amizade.Poucas ou raras são essas pessoas.
    Parabens pelo seu blog, pelo texto também, que Deus te enrriqueça sempre mais.
    Sucesso,
    Vanilda

    ResponderExcluir