Por que é difícil guardar um segredo

Em um Fantástico de novembro, a cientista Suzana Herculano-Houzel demonstrou por qual razão a maioria das pessoas tem dificuldade para guardar segredos.

Segundo ela, quando um indivíduo profere uma mentira, determinada área do seu cérebro é ativada e só volta a “relaxar”, quando a mentira é desfeita.

Quando alguém ouve o segredo de outrem, é essa mesma região que sofre ativação; o cérebro, para poder relaxar, precisa que seu dono desabafe o que acabou de saber.

Diante disso, o que fazer quando o desabafo é inevitável? Houzel sugere que quando alguém quiser desabafar, o faça diante de duas pessoas ao mesmo tempo. Assim, elas podem comentar sobre o segredo entre elas mesmas, para que não tenham a necessidade de dizer a terceiros.

Não subestimo essa verdade, mas acredito que o fato de guardar um segredo está relacionado com o caráter de quem é portador. Quem noticia sobre a vida alheia sem autorização, é desprovido de ética e honestidade. Além disso, não conhece o significado de altruísmo, ou seja, não está disposto a ter um pouco de sacrifício a favor do próximo.

P.S. Suzana Herculano-Houzel, além de ser a mais renomada cientista brasileira nos estudos cerebrais, é uma excelente escritora. Em seus livros, ela apresenta as descobertas da ciência a respeito do cérebro numa linguagem clara e simples, mas inteligente. Além disso, em seus escritos, ela costuma aplicar tais descobertas ao nosso cotidiano.
Sugiro, por exemplo, a leitura do livro Fique de bem com seu cérebro: guia prático para o bem-estar em 15 passos, da editora Sextante.

3 comentários:

  1. Temos que guardar o segredo de um amigo que nos fala e pede para não comentar.
    Acho possível guardar, eu normalmente não comento mesmo quando não há um pedido de sigilo.

    ResponderExcluir
  2. Penso como você, Catarino!

    Como eu afirmei no texto, guardar um segredo é questão de caráter.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. guardar um segredo muitas vezes é complicado e principalmente se nós sentimos a necessidade de desabafar com alguem , mas se a pessoa confiou em vc então valera o esforço

    ResponderExcluir