Fama e timidez, o falso paradoxo

Pré-requisito imprescindível para conquistar o sucesso: entregar-se por inteiro. Tímidos alcançam seus ideais sem renegar sua timidez; extrovertidos sagram-se vitoriosos sem abandonar sua extroversão


Para muitos, o título deste texto apresenta dois termos mutuamente excludentes. Fama pressupõe exposição pública, o maior pesadelo dos introvertidos. É interminável a lista de personalidades que contrariam esse pensamento dominante. O prefixo ex não consta em seus glossários de sucesso (ex-tímido, jamais). Sem necessitar lutar contra si mesmos, aprenderam a lidar com o público: 

Rosa Parks. Em 1955, foi presa após recusar-se a entregar seu lugar a uma pessoa de pele branca no transporte coletivo. Isso desencadeou protestos e a extinção das leis de segregação racial estadunidenses. Negra e costureira, Rosa tornou-se ícone dos direitos civis nas Américas. Nos obituários, foi lembrada como uma senhora tímida e reservada. O título de sua autobiografia: “Quiet Strength” (“Força Silenciosa”). 

Mahatma Gandhi. Líder indiano, conseguiu libertar seu país dominado havia dois séculos. Abstinha-se de armas. Preferiu lutar mediante o amor. Inspirou outros líderes, a exemplo de Martin Luther King e Nelson Mandela. É inspiração também para todos que acreditam na força do respeito e da paz. 

Charles Darwin. Naturalista inglês, revolucionou o mundo com sua Teoria da Evolução. 

Albert Einstein. Físico alemão. Além de pai da Teoria da Relatividade, sua contribuição foi crucial para a formulação da Teoria Quântica. 

Lady Gaga. Cantora e atriz americana. Laureada inúmeras vezes, é conhecida por seus shows, que fogem ao convencional. Em suas canções – e nos discursos – costuma abordar a importância da autoestima. 

Maria Gadu. Notabilizou-se pelo grande talento como cantora e compositora. Mas é lembrada também pela sua timidez autodeclarada. Nos shows, agiganta-se e encanta. 

William Borges. Jogador de futebol. É contratado do Chelsea e atua na Seleção Brasileira. 

Murilo Benício. Ator que transita em diversos veículos culturais. No currículo, constam telenovelas, longas-metragens e peças teatrais. A lista não caberia em um post apenas. Figuram, ainda, nomes como Agatha Christie, Fernando Sabino, Johnny Depp, Nicole Kidman.

Enfim, pessoas que obtiveram sucesso não “apesar de serem tímidas”, mas porque ao trabalho entregaram o seu ser inteiro, o que inclui a timidez. (Texto de Valdeir Almeida. Respeite os Direitos Autorais).



Este texto integra a série Desmistificando a Timidez

Nenhum comentário: