8 de janeiro de 2009

Por que a Rede Globo está perdendo audiência

Costuma-se atribuir a queda de audiência da Rede Globo às suas concorrentes. Mas esse é apenas um dos fatores.


O maior inimigo da Globo tem um nome pouco conhecido: share,
que
na linguagem do IBOPE significa número de televisores ligados. Ou seja, as pessoas assistem cada vez menos TV. A partir disso, surge outro questionamento: por que o telespectador não dá tanta atenção à programação televisiva, como antes? Abaixo, algumas razões:
  1. Crescimento do número de universitários: uma pesquisa já havia revelado que os universitários passam pouco tempo diante da TV. Então, como a quantidade de estudantes na universidade vem aumentando, isso contribui para a queda de audiência da telinha.

  2. Aumento do poder de compra da classe baixa: com o salário um pouco melhor (pouco, porque o que se recebe ainda não é o suficiente), as pessoas têm acesso a outros tipos de entretenimento, como cinema e livros. O aparelho de TV fica a maior parte do tempo desligado.

  3. Popularização da Internet. Com o aumento das Lan House e o barateamento dos computadores pessoais o acesso a Web se democratizou. Imagine quantas pessoas – independentemente da classe social – estão conectadas à Net neste momento! E a TV, coitada, está esquecida!

Não devemos desconsiderar que outras emissoras (principalmente a Rede Record) tiraram preciosos pontos da Rede Globo, mas esse é um problema menor. O maior desafio dela, agora, será oferecer um produto que convença seu antigo telespectador a desconectar a Internet, sair da sala do cinema e fechar o livro. Tarefa praticamente impossível.

10 comentários

30 e poucos anos. 8 de janeiro de 2009 14:59  

Fora que a TV a cabo está ficando mais barata e com programas muito mais criativos e inteligentes.

Venusiana 9 de janeiro de 2009 16:10  

Eu nunca fui mesmo de ver TV, mas lendo este texto eu pensei no meu irmão. Ele vive na frente da TV, mas sempre vendo algum DVD, raramente está ligado a algum canal.

MILU DUARTE 9 de janeiro de 2009 22:37  

acho que tem um fator importante, aqui, na perda da audiência da globo: é sua tendenciosidade em tudo o que faz. Além do nível da programação estar uma droga, seu jornalismo é horrível: agora deram para induzir o telespectador até com caras e bocas, tipo a Fatima Bernardes e o Bonner. Eu já não gosto de TV, da globo então nem se fala!!!
Ah, adoro seu blog, é bom demais da conta.

Anônimo 10 de janeiro de 2009 08:10  

Olá,

Passando para conhecer seu maravilhoso espaço e desejar um feliz ano novo e muita paz.

De fato, a televisão fica desligada por muito mais tempo, dado a falta de criatividade oriunda de seus diretores (rsrs) e ninguém mais está aguentando ver o que hoje se mostra em todos os canais, incluindo na tv a cabo.

SMack!

Edmar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br

Alcione Torres 10 de janeiro de 2009 18:50  

Obrigada pela informação sobre o comercial da farmácia! Morri de rir com o cara!
Não se envergonhe, pois isso não é "privilégio" de vocês. Temos comerciais toscos por todas as cidades desta nossa Bahia!
Um abraço e volte sempre ao Sarapatel de Coruja!

lukas 11 de janeiro de 2009 06:34  

Olá. Tomei a liberdade de chupar o texto e colocar no meu blog (com o crédito, claro).
Concordo com o cara que citou a tv a cabo. Noves fora que, hoje, um aparelho de DVD está barato. E tem os filmes piratões a 5 mangos.

Meu blog: www.casadonoca.blogspot.com
Abraços.

André Egg 11 de janeiro de 2009 15:25  

Acho que a concorrência com outros meios é mesmo a única ameaça à audiência da Globo, porque a qualidade das outras redes é sofrível.

No caso da minha família, assistimos muito a programação infantil da Futura e da TV Cultura (de São Paulo, retransmitida no meu estado pela TVE Paraná).

Como meio de informação, já faz tempo que não confio na grande imprensa.

Há alternativas muito boas nas bancas: Carta Capital, Forum, Le Monde diplomatique Brasil, várias revistas especializadas em história, sociologia, literatura, psicologia, etc.

Mas acho que a principal fonte de informação é mesmo a internet, especialmente os blogs.

Abraço,

Rafael Silveira 13 de janeiro de 2009 15:37  

Na minha opinião, a Televisão ainda é um grande meio de comunicação e veiculação de informações e noticias.
Mas todos devemos concordar que nada hoje é como antigamente.
As prórpias novelas incentivam a traição, as proprias novelas incentivam a engravidar sem ter um conjuge para sustentaar a familia, ou engravidar enquanto nova, e assim vamos tornando realidade o que é visto na TV.
Obrigado por comentar no meu blog, mais peço que dê uma visitadinha no meu blog principal:
Espaço Blogger

Abraço e sucesso!

CIDADAO COMUM 20 de novembro de 2009 17:58  

GRANDES IMPERIOS CAIRAM O ROMANO , GREGO ,MEDO PERSA ETC.
A GLOBO É SO MAIS UM QUE CAIRA.

Anônimo 27 de março de 2011 12:00  

As novelas incentivam a traição?as novelas incentivam a engravidar sem ter um conjuge ou engravidar enquanto nova?em primeiro lugar a traição existe desde que o mundo é mundo e os homens sempre traiam pois trair é coisa de macho e pra macho, mulheres nunca puderam trair pois isso é coisa de prostituta e vagabunda.Não foi sempre assim?e outra coisa:as mulheres sempre aceitaram as traições dos homens,se tornando tão machistas quanto eles.Segundo lugar:as pessoas estão fazendo sexo a torto e a direita sem a menor responsabilidade pois existe camisinha, pilulas, etc Elas estao preocupadas somente com o prazer.Quanto aos conjuges para sustentar a familia é o seguinte:novela tem que dizer pra voce que na hora de transar voce tem que usar camisinha, voce tem que se previnir?A verdade é que muitos caras só querem sexo e nada mais, e ai a mulher burra e apaixonada engravida e ele some pra não pagar pensão alimenticia.Quanto a engravidar enquanto nova:os pais não querem admitir , mas suas filhas estão transando e o unico meio de evitar uma gravidez indesejada é com uma conversa franca e objetiva, porem a gente sabe muito bem que a nossa sociedade machista é que sempre incentivou os homens a transarem cada vez mais cedo.Quem não se lembra de como era a iniciação sexual dos meninos? era com prostitutas na maioria da vezes levados por seus proprios pais.Os meninos precisavam viram homens.Agora a sociedade precisa assumir o monstro que ela mesmo criou.Ou voce conversa e orienta seu filhos ou assume os netos

Postar um comentário

Blogs Indispensáveis

Membros

Creative Commons License
O Blog Ponderantes está licenciado sob uma licença Creative Commons.

© Ponderantes 2008-2012 Todos os Direitos Reservados | Início |Créditos

Voltar ao TOPO