Literatura e TV: incerto casamento

Como parte das comemorações de fim/início de ano, algumas emissoras têm levado obras da literatura brasileira para suas grades.

Em dezembro, o conto machadiano "Os Óculos de Pedro Antão" transformou-se num especial no horário nobre da Record. Já na Globo, Machado de Assis teve seu romance "Dom Casmurro" convertida em microssérie (com o nome "Capitu", protagonista da história). Também na Globo, houve a exibição do filme "O coronel e o lobisomem", uma adaptação para o cinema do romance de José Cândido de Carvalho.

Embora as redes de TV visem majoritariamente o lucro financeiro – dando ínfima importância à cultura – foi louvável a atitude de levar para a telinha os clássicos de nossa literatura. Contudo, os espectadores não veem da mesma forma: durante a exibição de tais programas a audiência despencou.

Qual a razão disso? Seria porque a maioria de quem assiste TV não pratica a leitura? Essa hipótese seria infundada, pois apesar de serem inspiradas em livros, as emissoras transformaram tais obras na linguagem da TV. Além disso, o casamento entre TV e literatura já protagonizou grandes sucessos, como "A Escrava Isaura", adaptada pela Globo em 1976 e pela Record em 2004. Nas duas versões, a história de Bernardo Guimarães bateu recordes de audiência.

Ou, em última instância, atualmente muitos telespectadores, ao contrário do que ocorreu no passado, não estariam sendo adeptos dessa mesclagem entre TV e literatura. Eles poderiam até ser amantes da literatura, mas longe de adaptações televisivas.

2 comentários:

  1. Diga-se de passagem muito bom! Até por que isso passa um pouco de cultura, a serie Capitu foi fantástica! Assisti todos os capítulos e baixei todos eles! Muito bom mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. A iniciativa de mostrar obras literárias é sempre boa, pois chama a atenção para nossos escritores que aos poucos vão sendo esquecidos pelos jovens que não querem saber de ler.
    Obrigado pelas visitas e comentários deixados no meu blog.
    Tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir