29 de dezembro de 2008

Feliz 2009, 2010, 2011...

Lembre sempre que o tempo é o seu sócio no empreendimento de conquistas de metas. Seja paciente como ele. Há coisas que não se constroem em dias, mas em meses. Existem outras que os meses não são suficientes; é necessário o recurso dos anos.

Assim, aprenda a conquistar cada coisa no seu tempo. Estabeleça seus objetivos, plante-os, regue-os e aguarde o momento de eles nascerem. Pressa e ansiedade são as maiores pragas das realizações; são ervas daninhas que estragam toda a lavoura.

Portanto, deixe de fazer promessas em dezembro. Esse é um ritual que todos praticam nas “boas festas”, mas quase ninguém cumpre no ano seguinte. O que você deve fazer, em vez de promessas, é estabelecer metas, não apenas para 2009, mas também para os anos seguintes. Essa é a lógica dos vencedores. (Texto de Valdeir Almeida).


A TODOS OS MEUS AMIGOS, PARCEIROS E VISITANTES DO MEU BLOG,

DESEJO UM FELIZ ANO NOVO E QUE DEUS OS ABENÇOE
Continue Lendo

Brincadeira de Ano Novo

O Darcy Mendes do blog Papocituta indicou meu blog para participar de algo que ele denominou “Brincadeira de Natal”. Como o Natal já passou, darei o nome de “Brincadeira de Ano Novo”. Como Darcy definiu, essa “brincadeira” é só uma forma diferente de divulgação. No entanto, é necessário que se cumpra algumas regras:

-Linkar a pessoa que o indicou,
-Escrever as regras em seu blog,
-Contar 6 coisas aleatórias sobre você,
-Indique mais 6 pessoas e coloque os links no final do post,
-Deixe a pessoa saber que você a indicou, deixando um comentário para ela,
-Deixe os indicados saberem quando você publicar seu post.
Seis coisas sobre mim:
1. Frustra-me: ver que a maioria das pessoas não dá mais valor à amizade.
2. Quem é Deus: Minha vida.
3. Um lugar: Avenida Getúlio Vargas, Feira de Santana (belíssimo).
4. Um livro revelador: Os quatro amores (C. S. Lewis).
5. Me desligo do mundo quando: Estou escrevendo ou lendo. São duas coisas pelas quais sou apaixonado.
6. Blogar é: a forma de expressar meus pensamentos que, com certeza, não são comuns.

Meus Indicados

Meditar Dia e Noite,

Blog do Assis,

Tutoraead,

Voz Ativa,

Mo Legal,

Um Pouco de Tudo

Continue Lendo

12 de dezembro de 2008

Isso é Dezembro

O mês de dezembro tem seu próprio deus. É o deus do consumo a qualquer preço. Mesmo as ruas estando sob sol escaldante e calor de 40º. Ainda que haja intenso congestionamento de pedestre e veículos (e seus gritos e buzinadas ensurdecedores). Mesmo a multidão de “romeiros” se esgoelando nas lojas centrais e nos shoppings.

Nada disso importa para os devotos desse deus. Eles querem apenas consumir, consumir, consumir e continuar nessa procissão, mesmo que o 13º salário não faça milagres e os deixe endividados durante todo o ano seguinte.
Continue Lendo

2 de dezembro de 2008

Por que é difícil guardar um segredo

Em um Fantástico de novembro, a cientista Suzana Herculano-Houzel demonstrou por qual razão a maioria das pessoas tem dificuldade para guardar segredos.

Segundo ela, quando um indivíduo profere uma mentira, determinada área do seu cérebro é ativada e só volta a “relaxar”, quando a mentira é desfeita.

Quando alguém ouve o segredo de outrem, é essa mesma região que sofre ativação; o cérebro, para poder relaxar, precisa que seu dono desabafe o que acabou de saber.

Diante disso, o que fazer quando o desabafo é inevitável? Houzel sugere que quando alguém quiser desabafar, o faça diante de duas pessoas ao mesmo tempo. Assim, elas podem comentar sobre o segredo entre elas mesmas, para que não tenham a necessidade de dizer a terceiros.

Não subestimo essa verdade, mas acredito que o fato de guardar um segredo está relacionado com o caráter de quem é portador. Quem noticia sobre a vida alheia sem autorização, é desprovido de ética e honestidade. Além disso, não conhece o significado de altruísmo, ou seja, não está disposto a ter um pouco de sacrifício a favor do próximo.

P.S. Suzana Herculano-Houzel, além de ser a mais renomada cientista brasileira nos estudos cerebrais, é uma excelente escritora. Em seus livros, ela apresenta as descobertas da ciência a respeito do cérebro numa linguagem clara e simples, mas inteligente. Além disso, em seus escritos, ela costuma aplicar tais descobertas ao nosso cotidiano.
Sugiro, por exemplo, a leitura do livro Fique de bem com seu cérebro: guia prático para o bem-estar em 15 passos, da editora Sextante.
Continue Lendo

Blogs Indispensáveis

Membros

Creative Commons License
O Blog Ponderantes está licenciado sob uma licença Creative Commons.

© Ponderantes 2008-2012 Todos os Direitos Reservados | Início |Créditos

Voltar ao TOPO