30 de maio de 2008

Mais Uma

Evito colocar esse tipo de notícia aqui no blog, mas não há como se calar diante da violência contra professores. Em vez dos “intelectualóides” de gabinete, que fazem pós-pós-pós-pós-doutorado na Inglaterra e países afins, ficarem tecendo hipóteses das causas da violência, deveriam traçar formas de combatê-la.

NÃO HÁ MAIS O QUE MASCARAR, A EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTÁ FALIDA. Professores, arrumem suas coisas e saiam logo daí enquanto há tempo.

Veja a reportagem abaixo, extraída integralmente do portal de notícias G1
Continue Lendo

Agressão de ex-aluno deixa professor inconsciente no DF

Segundo testemunhas, vítima vinha sendo ameaçada há pelo menos oito anos.Professor teve alta no mesmo dia.



O professor Valério Mariano dos Santos foi agredido, na quinta-feira (29), por um ex-aluno dentro da escola onde trabalha, na Ceilândia, cidade próxima a Brasília. As aulas foram suspensas durante a tarde. Funcionários da escola contam que o professor já vinha sendo ameaçado há pelo menos oito anos pelo ex-aluno Laerte Furtado, 21 anos. Alunos e professores do Centro de Ensino Fundamental Nº 04 da Ceilândia ficaram assustados. Segundo o Delegado Adval Cardoso de Matos, Laerte Furtado decidiu visitar a escola da qual tinha sido expulso por faltar muitas aulas e por mau comportamento. O professor Valério Mariano dos Santos viu que ele não deveria estar lá, o colocou para fora e trancou o portão. Laerte pulou o muro foi até o estacionamento e quebrou o vidro do carro de outro funcionário da escola. O professor decidiu correr atrás do aluno e foi surpreendido por Laerte e outros dois amigos.

De acordo com testemunhas, o professor levou chutes no rosto e na cabeça e foi levado inconsciente para o Hospital de Base. “Nós estamos arrasados com toda essa agressão que aconteceu. O professor Valério é um profissional dedicado, muito aplicado. A partir de agora, todos nós estamos deprimidos”, disse a vice-diretora da escola, Maria Madalena de Arruda.


Segundo o delegado, o professor errou por ter ido atrás do aluno. A orientação é que, sempre que um professor ou funcionário veja alguém suspeito na escola, ligue imediatamente para a polícia. Uma equipe irá para o local abordar o suspeito e evitar conflitos. "O professor não deveria ter se exposto assim", disse. O delegado disse também que a pena para o agressor vai depender da gravidade das lesões. “Estamos aguardando uma resposta médica para tomar providências. Se for grave, ele pode ser autuado em flagrante e pegar uma pena maior. A princípio, o agressor fica preso”, explicou. A polícia prometeu fazer ronda na escola, nos três turnos, a partir desta sexta-feira (30). A polícia já localizou dois dos agressores, mas ainda não há data para o depoimento deles. O professor teve alta no fim da tarde de quinta-feira.
Continue Lendo

29 de maio de 2008

Abelha e Rede Globo, saiba o que elas têm em comum

Há décadas querem destruir o “monopólio” de influência da Rede Globo. Mas esquecem que, se ela perder esse poder, uma outra rede televisiva irá exercer o mesmo domínio.

É o caso de uma abelha-rainha. Imediatamente após sua morte, a comunidade inteira elege uma sucessora. Por quê? Porque as abelhas precisam de uma líder. Assim como os telespectadores necessitam de algo que lidere a massa, embora essa necessidade seja inconsciente.

Então, se hoje criticam tanto a Rede Globo, criticarão outras que vierem substituí-la na liderança.
Continue Lendo

27 de maio de 2008

Diretora de escola baleada por ex-aluno recebe alta

Ela foi atacada na semana passada e passou por cirurgia.Funcionários da escola e pais de alunos ficaram assustados.
A diretora de uma escola estadual de Cariacica (ES), que foi baleada por um ex-aluno, teve alta hospitalar no domingo (25). Parentes da educadora, de 41 anos, informaram que ela está na casa de uma das irmãs e passa bem.
Ela estava internada desde segunda-feira passada (19), quando sofreu o ataque. A diretora passou por uma cirurgia. Professores e funcionários do estabelecimento ficaram assustados e reclamaram da falta de segurança. Pais de alunos também disseram que estão apreensivos. Na semana passada, policiais reforçaram a segurança em frente à escola. Na sexta-feira (21), um ex-aluno da unidade, de 21 anos, se entregou à polícia. Ele teria confessado que atirou na diretora. A educadora deve prestar depoimento nesta semana.
(Reportagem reproduzida integralmente do G1)
Continue Lendo

26 de maio de 2008

COMO SER BEM SUCEDIDO EM 8 LINHAS



Corra

Viva apressado

Tenha muita coisa para fazer

Não dê atenção à sua família

Despreze a importância da amizade

Tenha seu bolso repleto de dinheiro e sua saúde debilitada

Faça essa caridade para seu médico e psicólogo


Eles precisam de você.
(Texto de Valdeir Almeida)
Continue Lendo

A Pressa é Inimiga da Informação

Na terça-feira da semana passada, eu assistia à TV, quando o plantão interrompeu a programação para noticiar: “Um prédio residencial está pegando fogo na cidade de São Paulo. As primeiras informações são de que o incêndio foi provocado pelo choque de um avião no prédio”.

No entanto, duas horas depois, todos os canais de TV – inclusive aquele onde vi a notícia – informou que 1) O incêndio foi provocado por uma explosão de botijão de gás e não pelo choque de um avião e 2) O prédio não é residencial, mas, sim, comercial.

Como se observa, a ânsia pela exclusividade e por “chegar primeiro” aos fatos, levam alguns veículos de comunicação a deixar de verificar a procedência das informações (checar a fonte, no jargão jornalístico) e, em conseqüencia disso, a perder a credibilidade.

Continue Lendo

19 de maio de 2008

Ditados Incoerentes

Ditado:
Tempo é dinheiro.

Incoerência:
Não vou fazer um discurso a la Marx, bradando contra o imperialismo capitalista, mas hei de convir que esse ditado tem total relação com o capitalismo determinista.
Ora, tempo não é só dinheiro; é, também, amizade, família, Deus. Nosso tempo deve ser também para usufruto de outras coisas e não apenas para o trabalho.
Aprenda a administrar seu tempo; e não sustente sua auto-estima apenas no trabalho. (Texto de Valdeir Almeida)
Continue Lendo

15 de maio de 2008

Televisão muda significado de palavra

Conforme os dicionários, exclusivo é aquilo que “exclui ou elimina. Privativo, restrito” (Aurélio). Em termos práticos, significa possuir algo que ninguém mais tem.

Entretanto, nos últimos dias, a TV brasileira, mediante o caso Isabella, tem reinventado o conceito dessa palavra. Na semana passada, Alexandre Nardoni foi filmado pela Record e Bandeirantes na delegacia onde estava preso. As duas emissoras estamparam no rodapé da tela: EXCLUSIVO. Ontem, pela manhã, o “Hoje em Dia” (Record), exibiu uma entrevista com Ana Carolina Oliveira e, de igual modo, era exibido o selo de exclusividade no canto do vídeo, mesmo sabendo que a mãe de Isabella já havia concedido entrevista para a rede Globo três dias antes.

De todos os exemplos acima, a Globo foi a única que utilizou tal palavra na acepção verdadeira, pois o que tinha de exclusivo para as outras foram as câmeras que filmaram a delegacia (a Record tem as suas e o SBT também) e os entrevistadores (Patrícia Poeta é contratada da Globo e Anna Rickman e Britto Júnior, são – nesse caso sim – apresentadores exclusivos da Record).

A televisão tem a capacidade de mudar comportamentos, inventar moda, criar novos termos. Agora, ao que parece, possui também o poder de modificar o significado de uma simples palavra.
Continue Lendo

Ditados Incoerentes

Ditado:
O dicionário é o pai dos burros!
Incoerências:
1) Os leitores de dicionários não são desprovidos de inteligência. Pelo contrário, são sábios e querem estimular sua sabedoria e ampliar seus conhecimentos lendo (ou consultando) o livro dos significados. O ditado “o dicionário é o pai dos burros” geralmente é pronunciado por pessoas repetidoras do que os outros falam, mas não refletem sobre o que estão dizendo; ou então são apenas acomodados: não querem estudar.
2) Por que dar o nome de burro a alguém que tem dificuldade de entendimento? Para quem não sabe, esse animal é bastante inteligente.
Continue Lendo

Tempo Bom Hoje


“Segundo o serviço de meteorologia, nuvens carregadas estão sobre várias regiões do estado, principalmente no agreste e sertão. E permanecerá assim por mais três dias”.


Você notou alguma contradição entre o título e a notícia? Se você respondeu que sim, está mentindo, pois tempo bom é aquele que traz benefício à maioria da população. Portanto, dar pulos de alegria porque a previsão é de dia ensolarado, enquanto outras regiões sofrem com a seca e a conseqüente falta de produtividade na agricultura é uma manifestação de egoísmo.

Quando chover, deixe de chorar sobre a prancha e bola de futebol. Aproveite esse momento para ler um bom livro, ao som das águas.


NOTA: Obviamente, a notícia da previsão do tempo que iniciou o texto foi uma criação minha, portanto, desconsidere-a.
Continue Lendo

12 de maio de 2008

O que se perde com a restrição aos comerciais de cerveja

As TVs têm veiculado maciçamente campanhas publicitárias a favor da liberdade da propaganda. Mas por trás dessa tonalidade democrática e de luta contra a censura existe o medo de se perder muito dinheiro com a restrição aos comerciais de cerveja. E quem está se esforçando exaustivamente para que isso não aconteça são os parlamentares proprietários de emissoras de televisão, que iriam deixar de lucrar com as propagandas da bebida. Como se vê, nada é por acaso.

Veja reportagem
Continue Lendo

9 de maio de 2008

Rede Globo em Terceiro Lugar no Ibope

Segundo o Fama Mundo, na manhã do último dia 8, a repercussão da prisão do casal Nardoni fez com que a Globo ficasse em terceiro lugar na audiência. A Record obteve a liderança e o SBT a vice.
Não morro de amores pela Rede Globo, mas admito que ela tem uma postura que a distancia do sensacionalismo. Outras emissoras, porém, aproveitam-se de uma comoção popular para angariar números no IBOPE.
Passado esse momento, o que elas irão fazer? Esperar outro fato chocante?
A audiência não seria maior se investissem em programas com vida mais longa e com menos sensacionalismo?
Continue Lendo

Ditados Incoerentes

Ditado:
" Gosto não se discute".
Incoerência:
Possivelmente, esse ditado surgiu para afirmar que toda espécie de preferência deve ser respeitada. Isso porque seria ilógica a existência de gostos inquestionáveis.
Por outro lado, se esse ditado nasceu numa situação de discriminação, ele tem total coerência, pois cada indivíduo tem a liberdade para viver como quiser, desde que não restrinja a liberdade alheia.
Continue Lendo

Pisca-Pisca às 18 Horas

Não tenho simpatia por José Luís Datena, nem sou adepto ao estilo de programa que ele apresenta, mas acho interessante sua forma peculiar de desenvolver pesquisas. Ele faz uma determinada pergunta aos telespectadores, apresentando apenas duas opções como resposta. A depender da alternativa escolhida, os telespectadores vão piscando as luzes de suas casas. Aos poucos, um bairro inteiro se assemelha a um pisca-pisca gigante em época de Natal. As imagens são captadas pela câmera da Bandeirantes, em um Helicóptero.
Continue Lendo

7 de maio de 2008

Assalto de Grife

Alguma vez, você se sentiu discriminado, ao entrar em um banco, só por causa das suas roupas? Ou já se irritou, porque a porta giratória da agência bancária travou justamente no momento em que você estava entrando?

Pois é, homens vestidos de terno e gravata... Já sei, você deve estar pensando agora que eu vou falar dos gerentes do banco, não é? Espere eu concluir: os homens com aquelas características eram os ladrões, que conseguiram roubar o cofre da agência.

Veja a reportagem no Jornal a Tarde




Continue Lendo

Professor Pardal

O Professor Pardal é um dos personagens mais fascinantes do mundo dos gibis. Um inventor de bugigangas funcionais que virou sinônimo de criadores loucos e inteligentes.

Se esse gênio também usasse sua sabedoria para inventar histórias, seria o maior escritor de todos os tempos, algo comparável apenas a Shakespeare e Machado de Assis. Só que, nesse caso, o mérito não seria dele, mas de Walt Disney, o criador do pássaro falante.


(Como se sabe, esse personagem é americano. Se morasse aqui, seria o portador de dois elementos que, combinados, são altamente explosivos, ou seja, professor e brasileiro. Se livrou, héin, Pardal?!). (Texto de Valdeir Almeida)

Continue Lendo

5 de maio de 2008

A Terra do Nunca de Todos Nós

Como sabemos, Peter Pan era um menino que tinha aversão a crescimento. Não é por acaso que ele vivia na Terra do Nunca, um lugar onde o tempo não passava.

Consigo notar uma incrível associação entre essa história infantil e o slogan do governo do meu Estado: “Terra de Todos Nós.”

Que terra é essa? Possivelmente, um lugar cenográfico ou virtual, pois onde vivo, apenas dois grupos usufruem do que trata a propaganda governamental: os coligados do governador e os abastardos financeiramente.

Portanto, se o governo queria usar o slogan “Terra de Todos Nós” como forma de afirmar que a população inteira do Estado está sendo contemplada pelo seu programa de governo, viu sua intenção ter o efeito contrário.

Nem Walt Disney foi capaz de criar tamanha fantasia!

OBS: “Todos” é um pronome indefinido. Quando afirmamos que “todos foram à festa”, não sabemos necessariamente quem foi nem o número exato de pessoas.
Continue Lendo

3 de maio de 2008

DITADOS INCOERENTES

Ditado:
"Contra fatos não há argumentos".

Incoerência:
Qualquer fato é passível de contestação. E todo ser humano é possuidor de inteligência para contra-argumentar um fato.
Continue Lendo

Cada idade no seu galho

Ser jovem, mesmo já sendo maduro cronologicamente, significa usufruir de boa saúde e ter presença de espírito. Apresentar atitudes de adolescente é um desvio de comportamento. Por exemplo, pessoas que chagam aos 40 anos e agem como se tivessem 18, não vivenciaram a fase (que tanto imitam) na época adequada.

Indivíduos com essa “patologia” necessitam de psicoterapia. Para os casos mais graves, o tratamento psiquiátrico é inevitável.

No entanto, é necessário dizer que esses entes ridículos são diferentes das senhoras que participam de grupos da melhor idade. Essas senhoras são alegres e de bem com a vida; as pessoas que têm o comportamento regredido são doentes. Eis a diferença.
Continue Lendo

Blogs Indispensáveis

Membros

Creative Commons License
O Blog Ponderantes está licenciado sob uma licença Creative Commons.

© Ponderantes 2008-2012 Todos os Direitos Reservados | Início |Créditos

Voltar ao TOPO