20 de julho de 2008

“Tu te tornas responsável por aquilo que cativas”

Hoje é o Dia Internacional da Amizade! Leia o texto abaixo e reflita a respeito da necessidade de cultivar amigos.

Esta frase de Saint Exupéry imortalizada no romance O Pequeno Príncipe é bastante oportuna para a data que comemorarmos hoje.

Pensemos num jardineiro. Inicialmente ele está eufórico para plantar novas sementes que haviam acabado de chegar. Tanta euforia era explicado pelo fato de dali a alguns dias brotarem novas flores, que ainda não existiam em seu jardim. Entretanto, bastaram alguns dias para que a efervescente vontade cedesse lugar à ociosidade e à omissão. Desistiu. Preferiu dar atenção às outras flores, que, por já estarem crescidas, não exigiam tanto cuidado e atenção.

Quantas vezes em nossa vida nos comportamos como um jardineiro omisso e ocioso! Conquistamos pessoas, semeamos relacionamentos, mas deixamos de lado no início da germinação. Nos acomodamos diante da laboriosa empresa de cultivar verdadeiras amizades. E para nos isentar deste aborto e da inércia, costumamos colocar a culpa no tempo (ingratidão nossa, pois o tempo é, ao contrário do que imaginam os ociosos, um solidificador de relacionamentos).

Plantemos sementes e jamais deixemos de cuidar delas. Um dia estas sementes serão imensas árvores, cujas folhas servirão de sombra em dias escaldantes.

Seja o primeiro a comentar!

Blogs Indispensáveis

Membros

Creative Commons License
O Blog Ponderantes está licenciado sob uma licença Creative Commons.

© Ponderantes 2008-2012 Todos os Direitos Reservados | Início |Créditos

Voltar ao TOPO