Agressão de ex-aluno deixa professor inconsciente no DF

Segundo testemunhas, vítima vinha sendo ameaçada há pelo menos oito anos.Professor teve alta no mesmo dia.



O professor Valério Mariano dos Santos foi agredido, na quinta-feira (29), por um ex-aluno dentro da escola onde trabalha, na Ceilândia, cidade próxima a Brasília. As aulas foram suspensas durante a tarde. Funcionários da escola contam que o professor já vinha sendo ameaçado há pelo menos oito anos pelo ex-aluno Laerte Furtado, 21 anos. Alunos e professores do Centro de Ensino Fundamental Nº 04 da Ceilândia ficaram assustados. Segundo o Delegado Adval Cardoso de Matos, Laerte Furtado decidiu visitar a escola da qual tinha sido expulso por faltar muitas aulas e por mau comportamento. O professor Valério Mariano dos Santos viu que ele não deveria estar lá, o colocou para fora e trancou o portão. Laerte pulou o muro foi até o estacionamento e quebrou o vidro do carro de outro funcionário da escola. O professor decidiu correr atrás do aluno e foi surpreendido por Laerte e outros dois amigos.

De acordo com testemunhas, o professor levou chutes no rosto e na cabeça e foi levado inconsciente para o Hospital de Base. “Nós estamos arrasados com toda essa agressão que aconteceu. O professor Valério é um profissional dedicado, muito aplicado. A partir de agora, todos nós estamos deprimidos”, disse a vice-diretora da escola, Maria Madalena de Arruda.


Segundo o delegado, o professor errou por ter ido atrás do aluno. A orientação é que, sempre que um professor ou funcionário veja alguém suspeito na escola, ligue imediatamente para a polícia. Uma equipe irá para o local abordar o suspeito e evitar conflitos. "O professor não deveria ter se exposto assim", disse. O delegado disse também que a pena para o agressor vai depender da gravidade das lesões. “Estamos aguardando uma resposta médica para tomar providências. Se for grave, ele pode ser autuado em flagrante e pegar uma pena maior. A princípio, o agressor fica preso”, explicou. A polícia prometeu fazer ronda na escola, nos três turnos, a partir desta sexta-feira (30). A polícia já localizou dois dos agressores, mas ainda não há data para o depoimento deles. O professor teve alta no fim da tarde de quinta-feira.

Nenhum comentário: